sábado, 29 de dezembro de 2012

Pudim de ovos e leite




Mais uma receita simples que esteve na mesa de Natal.

A medida é 1 colher de sopa de açúcar, por cada ovo e 5dl de leite por cada 6 ovos.

Depois, basta caramelizar a forma, introduzir o preparado bem misturado.  Cozi na panela de pressão, durante 10m, tendo reduzido para o mínimo quando iniciou fervura, mas tendo deixado dentro da panela, até arrefecer.

Deve ficar no frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

2 comentários:

  1. Filomena, estou a conhecer o teu blog e a gostar muito! Também faço um pudim muito semelhante a este, mas no forno. Gostava de experimentar esta técnica de cozer na panela de pressão. É em banho-maria, certo? E a panela que usas é grande? Tenho receio, porque a minha forma de pudim ocupa mais de 1/3 da minha panela de pressão... que é o volume recomendado para cozinhar. Como é, no teu caso???
    Obrigada desde já.
    Vou continuar a conhecer...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Marina e muito obrigada!
      Quanto ao pudim, geralmente cozo em panela de pressão.

      Faço assim: para esta receita, uso uma forma pequena, com tampa, própria para banho-maria. A panela de pressão é das mais pequenas (4,5 l), para este efeito e é quase à justa para o tamanho da forma. Basta que prepares o pudim e tapes. No fundo da panela de pressão, colocas água (não mais de 2 dedos de altura) e colocas a forma. Tapa e coloca a cozinhar. Quando iniciar fervura, reduz para mínimo e conta 10 m, desligando logo. Deixa arrefefecer na água e leva ao frio, antes de servir. Resulta sempre!

      Caso eu não tenha sido clara, sente-se à vontade para perguntar, certo?

      Que o teu Domingo seja feliz!
      Beijinhos!

      Eliminar

Agradeço a sua visita e participação.