segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

2,5 milhões






Não gosto de falar em temas desagradáveis, mas há notícias que nos obrigam a reflectir.  Segundo dados divulgados hoje na comunicação social, em 2011, havia em Portugal cerca de 2,5 milhões de pessoas em risco de exclusão social. Hoje, estes valores estão bem mais elevados, certamente.

A questão que coloco a mim mesma é:  como vivem estes nossos cidadãos?  Mais questiono:  que fazem os que estão no poder para resolver a situação?  Como podem dormir em almofadas de paz, sabendo que muitos não conseguem adormecer com fome, mas mesmo assim terão de levantar-se no dia seguinte para trabalhar ou estudar?

Há alguns dias, falava-se do aumento da violência doméstica e alguém do poder político apressava-se a desmentir uma das causas apontadas para tal:  a crise.  Questiono, igualmente:  se não é da crise, o que dá origem a este aumento de violência? 

Bem, fico por aqui, não sem recordar imagens de filmes da infância em que meninos tristes percorriam famintos ruas geladas pelos rigores do Inverno, espreitando com fome e brilho nos olhos e as montras de confeitarias onde desfilavam maravilhosas e doces criações a que as suas infâncias tristes não tinham acesso.

Que houve, para que tudo isto esteja a ser normal para muitos, novamente?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.