sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bolo com "Farinha Predilecta" e côco




Por vezes, gosto de comprar alguns produtos antigos e que já mal se encontram, até os que são desconhecidos para mim, ou conhecidos apenas de nome.  São memórias que ficam do que víamos ou ouvíamos, em crianças.  

Andava com vontade de conhecer e experimentar a velhinha "Farinha Predilecta".  Encontrei-a e resolvi usá-la num bolo.   O côco conferiu-lhe uma textura muito agradável.

Ingredientes:

- 4 ovos:
- 1,5 chávenas de açúcar mascavado;
- 2 chávenas de farinha com fermento;
- 1 chávena de "Farinha Predilecta";
- 1 chávena de água (mal cheia);
-  Óleo para completar a chávena de água;
- raspa de limão.

- Côco (3 colheres de sopa).

Preparação:

Envolver as gemas com o açúcar e fazer um creme fofo.
Juntar as duas farinhas e o côco e acrescentar alternadamente com  a água com o óleo.
Acrescentar a raspa de limão.
Finalizar com as claras em castelo.

Levar a cozer em forma untada (usei spray).

16 comentários:

  1. que saudades desta farinha! eu sou daquelas que não dispensa uma boa papa... já o teu bolo está optimo! bjks

    ResponderEliminar
  2. Que delicioso, adorei, kiss

    P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderEliminar
  3. Filomena,nunca ouvi falar de farinha predilecta,deve ser muito boa.O seu bolo tem realmente muito bom aspecto e fiquei curiosa,vou procurar nas lojas essa farinha.Bjs e bom fim-de-semana,Violeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violeta, encontrará em estabelecimentos que tenham produtos tradicionais portugueses. É espantoso como lá encontramos coisas de que já nem mos lembramos! É este aspecto que me toca, pois tudo isto é a memória de todos nós.

      Muito obrigada.

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Ola Filomena, vim conhecer o teu cantinho e deparei-me logo com uma maravilhoso bolo de coco... que delicia.. quanto á farinha confesso que nao me lembro dela, e olha que estou quase na ternura dos 40 ehehehehhe... mas fiquei curiosa!!! Eu quando vejo algo que me lembra a minha infancia de alguma forma, tenho mesmo que comprar e ter...

    Beijocas

    Margarida

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Margarida!

      Esta farinha encontra-se em estabelecimentos que vendem produtos tradicionais.

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Um bolo perfeito para acompanhar um chá.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Gostei mesmo do aspecto deste bolinho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Filomena, embora não conheça essa farinha, achei teu bolo maravilhoso, deve ter ficado super delicioso.

    Bjssssssss amiga e um lindo FDS

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.