domingo, 30 de junho de 2013

Sardinhas assadas no forno






Há dias, a Madalena Ribeiro publicou umas sardinhas assadas que me deixaram com uma enorme vontade de experimentar, pois o método é muito original e inovador, para mim.  Já muito li sobre assar sardinhas no forno e até já tinha experimentado, mas nada  me satisfez.

Desta receita da Madalena, resultam umas sardinhas assadas maravilhosas, em nada inferiores às que habitualmente se grelham. Cá em casa gostámos muito.

Posto isto, recomendo-vos que vejam a receita original, aqui.  Já agora, aproveitem e visitem o blog "A Panificadora Ribeiro", caso não conheçam e sugiro que o sigam, se ainda não fazem parte do grupo daqueles que, como eu, gostam do que a Madalena partilha.

E agora, Madalena, diz-me:  terei aprendido bem a lição?

Ingredientes:
- Sardinhas;
- Sal;
- Cebolas;
- Alhos;
- Azeite.

Preparação:
Temperar as sardinhas com sal.
Num tabuleiro de forno, colocar azeite e, sobre este, uma cama de cebolas às rodelas.
Dispor as sardinhas e juntar alhos às rodelas.
Colocar mais  um pouco de azeite, sobre as sardinhas e levar a assar, ao forno.
Cerca de 30m depois, estão prontas!

15 comentários:

  1. Ai Filomena, que bom que gostaste!!! Eu faço sempre assim no S.João ;)
    E muito obrigada pelas tuas palavras!
    A mim, parece-me que ficaram deliciosas!!!
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam, realmente, muito boas, Madalena!
      Foram o nosso almoço, hoje.

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Estavam, realmente, deliciosas, Madalena!

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Também as costumo fazer no forno sobre papel de aluminio e por vezes faço com cebolada e pimento fica muito bom.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, gostei da sugestão de acrescentar pimento.
      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Filomena,fiquei com água na boca!vou experimentar a versão da Madalena,parece muito deliciosa.
    bjsn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violeta, experimente, pois vale a pena!

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Filomena querida,

    A Mestra já se pronunciou, mas para mim terias sim passado com distinção neste exame ! lol
    Sardinhas é uma das minhas perdições, enquanto as houver ao dispôr, todos os outros peixes são relegados para segundo plano ! :)
    E essas tuas estão perfeitas, já tinha visto as da Madalena também e tinha adorado ! :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam muito boas, Isabel. A Madalena estava certa!

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Bom dia Filomena!!!

    No sabado á noite la em casa foi tb foi sardinha assada mas para o meu marido sao ao modo tradicional, ja para mim saiu tb assada no forno, e fica uma verdadeira delicia!!!

    Que aspeto delicioso!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valem bem a pena, Margarida!

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Allo Filomena,

    Por acaso tambem vi as sardinhas da Madalena e fiquei com elas na cabeca, ainda nao fiz...porque nao tenho sardinhas como deve de ser para estes lados. Mas a tua versao so me confirmou mais as minhas suspeitas. Vale bem a pena fazer sardinhas no forno.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cacahuete, muito obrigada!
      Ficam, realmente, deliciosas!


      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Interessante a forma de assar as sardinhas :)
    Já estou a imaginar fazê-las na actifry pois com o calor que está não me "atrevo" a ligar o forno :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Romy, também devem ficar boas, sim!

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar

Agradeço a sua visita e participação.