domingo, 7 de abril de 2013

Tortilha de bacalhau





A ideia não é minha.  Inspirei-me numa receita da Clara de Sousa, incluída num destacável  com receitas "low-cost", da autoria dela e que recentemente foi publicado.  Como gosto muito de tortilhas, fui logo experimentar!  Fiz as minhas adaptações.  Gostei do resultado e, garanto-vos, é uma tortilha bem diferente das que fazemos, habitualmente.

Acompanhei com uma salada fresca.


Ingredientes:
- Bacalhau cozido, sem peles e espinhas, desfiado;
- Batatas cozidas;
- Cebola picada;
- Alho picado;
- Azeite;
- Salsa;
- Bróculos cozidos;
- 4 ovos;

Preparação:

Esmagar as batatas e os bróculos.
Picar finamente a cebola e o alho e acrescentar.
Juntar o bacalhau e a salsa.
Temperar com sal.
Adicionar os ovos batidos e envolver tudo muito bem, até obter uma massa.

Pincele uma frigideira anti-aderente com azeite e aqueça-a bem.
Coloque o preparado anterior e calque para que fique regular e com o formato da frigideira.
Quando estiver dourado, vire-a. com a ajuda de um prato ou tampa e deixe que cozinhe também do outro lado.



18 comentários:

  1. Sem dúvida uma tortilha bem diferente mas de aspecto delicioso :) e eu que nem sou fã de tortilha estava capaz de experimentar um bocadinho da tua.

    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Olá Filomena,que boa ideia.Nunca fiz tortilla de bacalhau.Guardo a receita que vale a pena testar.Bjs,Violeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que goste tanto quanto nós, Violeta.

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Com bacalhau já me seduziu e os restantes ingredientes também me agradam.
    O aspecto esta uma delicia.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Excelente para aproveitar sobras de bacalhau.
    Bom domingo.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Sabes a primeira vez que comi tortilha, e não omelete, foi quando vim para a minha Sibéria! Apesar de não ser um prato tipico de aqui, mas sim espanhol, por aqui também se faz muitas vezes.
    As receitas da Clara de Sousa sao bem praticas e tb eu ja experimentei uma mas que tenho pendente de publicar!
    Quanto ao bacalhau na tortilha tem que estar absolutamente fantastico!! Uma maneira fantastica de juntar as batatas e o bacalhau!! Poe mais um pratinho na mesa!!
    :) Beijinhos e bom domingo!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mena, o bacalhau resultou muito bem, na tortilha.

      Clara de Soua é muito criativa. Gosto das sugestões dela.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei a ideia :)
    Fica uma tortilha bem original.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Filomena, que tortilha prática e maravilhosa!!! A fazer um dia destes ;)
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  8. Já fiz tortilha de bacalhau, e fica mesmo uma maravilha :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.