quinta-feira, 21 de março de 2013

Massa folhada






Desde criança que me dizem que não desisto facilmente das coisas em que acredito.  Antes, irritava-me bastante, ao escutá-lo, pois tinha perfeita noção de que era uma forma de me alertarem para alguma teimosia.  
 
Pensando bem, eu não desisto mesmo facilmente das coisas que me merecem que acredite nelas, a não ser que se revelem impossíveis.

Com a massa folhada, também foi assim.  Há muito que sonhava aprender a fazê-la.  Deu trabalho, mas ela aí está.  Bem sei que é mais fácil comprá-la feita e irei continuar a fazê-lo muitas vezes, mas gostei muito desta experiência e até fiz, no final, uns folhadinhos.

A receita foi retirada do blog "Sabor Saudade" e poderão encontrá-la aqui.

Trago a receita, com as alterações que fiz e algumas fotos.

Ingredientes:
- 400g de margarina;
- 500 g de farinha de trigo;
- 100 ml de água fria;
- 1/2 colher de chá de sal;


Preparação:
Amasse todos os ingredientes para que se forme uma massa moldável e com forma, isto é que não se pegue às mãos. Se necessário, acrrscente mais um pouco de farinha ou de água,  até obter este resultado.

Deixe a massa repousar um pouco no frigorífico(20m), tapada com película aderente.
Após este tempo, estenda-a com o formato de um rectángulo (ou quase...).



Dobre-a em 3 partes, formando uma espécie de envelope.
Assim:


E depois, assim:




Depois, dobre a meio e ficará assim:




Colocar no frigorífico, envolvida em película aderente, durante 40m.

Após este período, repetir toda esta operação mais 3 vezes, inclusivé a pausa no frigorífico.
Estender a massa sempre o mais fino possível. 

Depois, basta usar!



9 comentários:

  1. Sabes, Filomena, nunca me deu pra fazer massa folhada em casa! E agora fizeste me lembrar uma vizinha da minha mãe que fazia com as maos o que via com os olhos! Sim, porque nao sabia ler nem escrever! Mas para fazer estas coisas, era abençoada!! E lembro me uma vez que fez umas maças com massa folhada q tinha visto na televisao, e mandou me a mim ir comprar a manteiga!! Obvio que como recompensa tive uma dessas maçãs!! Vou apontar a receita e vou faze-la!!
    Obrigado por esta partilha!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Mena!
      Estas coisas dão algum trabalho, mas gosto de aprender a fazê-las. Até posso fazê-las raramente, mas dá uma satisfação enorme ter conseguido.
      Quando fiz o meu primeiro pão, tive uma alegria enorme e ele nem ficou grande coisa. Mas é-me agradável saber fazer o que como.

      Quanto às maçãs com massa folhada, já comi e até já tentei fazer em casa, mas sem bom resultado. São muito boas, mas as minhas não ficaram boas, no interior. Não sei o que fiz mal.

      Aquilo que nos alimenta o corpo, também nos desperta para os afectos e as memórias felizes. Vê como uma simples massa folhada teve esse efeito e te trouxe a grata recordação dessa senhora de quem guardas essa recordação!

      Muito obrigada!

      Desejo-te um dia feliz!

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Bom dia, Lurdes!
      Leva algum tempo, mas vale a pena.
      Muito obrigada.

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Fica de facto delicioso, mas confesso que não tinha paciência nenhuma pra fazê-la!!!
    Dá tanto trabalho... :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana, entendo... nem eu mesma sei se me meto novamente nesta aventura, pois obriga a muito tempo e paciência.

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Confesso que é daquelas coisas que não tenho paciencia para fazer, admiro-te por siso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, muito obrigada!
      Como disse atrás, à Xana nem eu mesma sei se volto a fazer, pelo menos enquanto me lembrar que tudo isto levou uma tarde. Valeu pela experiência.

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Fazer massa folhada não é facil ,nem sempre fica como quremos ,mas tiro o chapeu é quem a fizer bem feita pode ser esse o caso eu tambem a faço mas não assim cada um tem oseu istilo.

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.