sábado, 23 de março de 2013

Páscoa, os presentes







É altura de pensar nos presentes de Páscoa e no que se vai fazer para receber a família e amigos, ou para levar, caso sejamos convidados para celebrá-la fora.

Como sabemos, este é um ano difícil, para muitos e isso começa por ser desmotivador, mas não tem de sê-lo, forçosamente.  Mas não vou alongar-me, quanto a isso, pois todos conhecemos a realidade.

Habitualmente, oferecem-se os tradicionais ovos de chocolate às crianças.  Caso isso não seja oportuno, este ano, pode-se optar, por exemplo, por fazer um ovo com a receita de salame de chocolate, levá-lo ao frigorífico e embrulhá-lo com papel colorido, conforma a imaginação for dizendo.  Será um presente personalizado e muito mais em conta.  Igualmente, pode decorar-se cada ovo ao gosto do seu pequeno destinatário, com imagens alusivas ao que se sabe serem as suas preferências.

Ainda acerca de ovos de Páscoa, podem fazer-se pequenos ovinhos, com recurso à mesma receita de salame, como referi atrás, que serão embrulhados individualmente e colocados em saquinhos para oferta, com decoração a gosto.  E isto é válido para os mais novos, mas também para os mais velhos.

Aos mais velhos, podem oferecer-se amêndoas feitas em casa, em pequenos saquinhos, também personalizados, quanto à decoração.

Páscoa também é tempo de folar e estes são, igualmente, uma feliz oferta, por estes dias.  Podem fazer-se pequenos folares para oferecer às crianças e/ou aos adultos, ou juntá-los a ovos de chocolate, ou a amêndoas.

Pão-de-ló é, para muitos, o bolo da Páscoa e este fica bem na mesa, mas também é sempre bem acolhido, por quem o recebe.

Finalmente, um cabaz de Páscoa, com um pouco de tudo isto, também é um presente pelo qual se pode optar.

Enfim, são algumas sugestões  "home made", para que a Páscoa aconteça com alegria, também quanto aos presentes que adoçam o coração de  quem oferece, mas também de quem dá.

Que esta seja uma Páscoa feliz!



4 comentários:

  1. Umas ideias geniais!! Desde que emigrei, que deixei de ligar às tradições! Se bem que a Páscoa nunca foi das minhas preferidas, porque a minha madrinha esquecia-se sempre de mim!! A unica coisa que me traz recordações boas, era os Bolos de Azeite que a minha mãe comprava! E mais uma vez nao o vou poder comer... Mas olha, vou fazer qq coisa pra lembrar a altura, porque isto dos folares agrada-me "muchooooo"!!

    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os folares têm a vantagem de poderem ser as crianças a decorá-los, antes de cozerem e cada um faz um a seu gosto.

      E que tal, Mena?

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ia ser um desastre na minha cozinha!! Já estou a ver a minha filho e o meu filho cheios de farinha até aos olhos!! E infelizmente no tempo que passamos juntos, aproveitamos pra fazer outras coisas!!
      Mas uma bela ideia!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Mas isso é divertisíssmo, Mena! Quando os meus filhos eram mais pequenos, isso acontecia e hoje vejo esses momentos como alegria pura!

      Muito obrigada, Mena!

      Beijinhos

      Eliminar

Agradeço a sua visita e participação.