domingo, 5 de maio de 2013

Creme catalão




A minha mãe não celebrou qualquer dia como o de hoje comigo, pois partiu cedo desta vida, muito cedo... pouco depois de eu nascer.  Sei, contudo, que neste e em todos os outros dias, o amor dela é presença certa, tal como o meu, para com ela.

É a ela que homenageio, neste Dia da Mãe, deixando um abraço a todas as Mães que me lerem, mas também a todos os filhos, para que amem muito as vossas Mães, hoje e sempre!

O creme catalão é  uma sobremesa simples, mas sempre bem-vinda.  Presta-se a comer simples, mas também para ser usado noutras preparações.

Dedico-o a todas as Mães!

Feliz Dia da Mãe!



Ingredientes:



- 1 litro de leite;

- Casca de limão;

- 6 gemas de ovos;

- 250 g de açúcar;

- 50 g de amido de milho;





Preparação:



Ferver o leite, juntamente com a casca de limão.



À parte, misturar o amido de milho com o açúcar e envolva com as gemas, até obter um creme fofo.  A este preparado junte, em fio, o leite fervente, mexendo sempre.  Leve novamente a cozinhar, até engrossar um pouco.


Deite em taças e sirva simples ou opte por uma das possíveis coberturas:  caramelo picado, açúcar queimado com ferro quente ou, como é o caso deste, coberto com um simples caramelo líquido, bem a nosso gosto.

20 comentários:

  1. O amor de mãe é enorme, esteja ela onde estiver.....
    um feliz dia da mãe tmb para ti .....
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Élia!

      Muito obrigada!

      Feliz Dia da Mãe!

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Linda homenagem Filomena.
    Emocionei-me ao ler as tuas palavras.. Um Feliz Dia da Mãe para ti também :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fiquei emocionada com as tuas palavras, graças a Deus que ainda tenho a minha mãe.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Aproveita bem todo o tempo com ela!

      Muito obrigada!

      Feliz Dia da Mãe!

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Gostei da dica!
    Suas palavras são ao mesmo tempo tristes, mas bonitas. Um grande beijo para ti!

    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Felipe!

      Bom início de semana!

      Beijinhos|

      Eliminar
  5. Querida Filomena: as tuas palavras emocionaram-me,pois apesar de já não teres a tua mãe fisicamente contigo,continuas a "senti-la" na tua vida e é esse o verdadeiro sentido do AMOR de mãe.
    Adorei o teu creme,leve e delicioso.
    Bjns
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso mesmo, Márcia!

      Muito obrigada!

      Bom início de semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Oh, minha querida... És uma grande Filha, pois homenageias a tua Mãe! Ela está sempre contigo e zela por ti, recorre sempre a ela!
    Um beijinho grande e... que belo creme catalão!!! Já ouço falar desse creme há algum tempo, mas ainda não provei ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Madalena!

      Este creme é delicioso. Hoje levou merengue e foi ao forno e ficou maravilhoso.

      Bom início de semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Fizeste uma linda homenagem à tua mãe, até fiquei emocionada com o teu texto!
    É uma sobremesa que eu adoro fazer, fica sempre bem!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cuca!

      Bom início de semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Muito obrigada, Luísa Alexandra!

      Boa noite!

      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Muito bonita homenagem á tua mãe, mesmo não estando fisicamente está sempre no teu coração.
    Ainda nunca fiz essa sobremesa, que me chamou a atenção no teu outro post com merengue.Vou levar.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tila!
      Espero que gostes, tal como nós.

      Boa noite!

      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Minha querida Filomena fiquei muito emocionada com a tua homenagem... Andava eu aqui a lamentar-me por finalmente em 5 anos que estou na Suiça só este ano ter podido passar este dia com a minha mãe e tu nunca tiveste essa oportunidade... mas o verdadeiro amor é isto mesmo que descreves: sentir a presença das mães mesmo não estando com elas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Catarina! O amor supera todas as aparentes distâncias!

      Muito obrigada!

      Boa noite!

      Beijinhos!

      Eliminar

Agradeço a sua visita e participação.