segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pão com sementes




Fazer pão é uma das experiências mais emocionantes que se podem ter, na cozinha.  Sabermos preparar os nossos alimentos é uma conquista muito importante, no que toca à autonomia.  Fazer pão é um alicerce fundamental, especialmente em países como o nosso, em que o pão entra em força na nossa alimentação. É parte da memória de um povo!

Este é o meu preferido e o que mais frequentemente se consome, cá em casa.

Como irão notar, uso algumas sementes, na sua confecção.  Para facilitar, fenho um hábito de colocar essa mistura num frasco de vidro e isso torna-se mais prático, no momento em que faço o pão. uma vez que já lá estão todas.
 


Ingredientes:


- 500g de  farinha de trigo;
- 35 cl de água;
- 1 saqueta de fermento para pão de 6g (uso vahiné);
- Sementes de Sésamo (levemente trituradas);
- Sementes de Linhaça (levemente trituradas);
- Germén de Trigo;
- Aveia Integral;
- Centeio integral;
- Farelo de trigo;
- Sementes de Girassol (trituradas)
- Sementes de Abóbora (trituradas);
- Sementes de Papoila;
- Chia;
- 1 colher de chá de sal.

Preparação:

Coloquei tudo na máquina de fazer pão e foi lá feito tudo, inclusivé a cozedura.

Sem a máquina de fazer pão, basta amassar todos os ingredientes e deixar levedar.  Levar a cozer ao forno.

24 comentários:

  1. Que pão tão bom.
    Tem um aspeto Delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro fazer pão e o de sementes é dos meu preferidos.
    Esse ficou perfeito mesmo ao meu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, cá em casa fazemos quase todo o pão que consumimos e sabe sempre bem!

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que pãozinho bom!!!
    Adoro pão caseiro :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lindo pão e delicioso :)
    Gosto imenso :D
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente adoro ver os teus pãezinhos!! Ficam perfeitos!!!
    Não me importava mesmo nada, que fosses minha vizinha!!!
    :)))) E por certo, novo look no blog! E eu gosto mto, que o saibas!
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mena!

      Se fossemos vizinhas iria ser muito divertido, certamente!

      Que bom que o novo look do blog te agradou. Ontem à noite, fiz e desfiz, nem sei quantas vezes e assim ficou.

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Um pão delicioso.
    Os de sementes são os meus preferidos e sabem tão bem.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo: fazer pão é das melhores experiencias em cozinha e este,com sementes, para além de muito saudável, deve ser delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Quem me dera ter a MFP comigo. Esta receita marchava já!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  10. Olá! Passei para conhecer o blog, gostei do pãozinho com sementes, com uma manteguinha, saindo do forno, deve ficar irresistível.
    Bjs
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Felipe!

      Já fui ver o seu blog e estou a segui-lo.

      Beijinhos!

      Eliminar
  11. Adorei este pão, tem uma mistura de sementes fantástica apenas retirava o sésamo pois infelizmente sou alérgica.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, mesmo sem sésamo, fica muito bom.

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Um pão muito bom, adoro as sementes no pão (ainda não fiz com as de abóbora), fica mais nutritivo e o sabor é muito bom
    adorei o pão
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.