terça-feira, 16 de abril de 2013

Bolo simples, com creme de chocolate e avelãs e "E assim são os dias...", no Facebook




Hoje, dei comigo a pensar que não fazia sentido  continuar a publicar as minhas receitas e também algumas vossas  numa página do Facebook com um nome diferente do do blog.  Bem, pelo menos  para mim, não faz sentido ou, melhor dizendo, deixou de fazer.

E assim recomeço, contando com todos lá, os que me acompanharam em "O meu caderno de receitas", a quem agradeço e aguardo agora em "E assim são os dias...".
 

Este bolo foi um presente de aniversário e, por isso, não tenho foto do interior.  Fica, apenas, a título de sugestão.  A pretexto dele, deixo a receita de massa base mais simples que uso para bolos.

E a propósito desta  celebração, aproveito para, através dele, comemorar esta mudança.


Ingredientes:
- 4 ovos;
- 3 chávenas de farinha com fermento;
- 1,5 chávenas de açúcar;
- 1 chávena de água;
- 4 colheres de sopa de óleo de girassol.


Preparação:
Envolver as gemas com o açúcar, até obter um creme fofo.

Adicionar a farinha, a água e o óleo, alternadamente.

Finalizar com as claras em castelo firme.

Levar a cozer em forma untada.



Nota:  Para o  bolo da foto fiz a receita a dobrar e cozi em duas formas redondas, iguais.
Depois de frios, cortei cada bolo em 3 partes, horizontalmente.
Montei o bolo com as seis camadas, unindo-as com creme de chocolate e avelã (usei Nutella).
Para finalizar, foi todo coberto também com Nutella e salpicado com raspas de chocolate branco.



27 comentários:

  1. Respostas
    1. Luísa Alexandra, muito obrigada!
      Fico feliz por isso.

      Bom fim de tarde.

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Se é para comemorar, eu trago tb os mini!! Vao fazer companhia ao teu delicioso bolo!!
    Nao sou esquista no cha minha querida! Aquele que mais te apetecer!
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, muito obrigada!

      Estou com um verde aqui ao lado, agrada-te?

      Os mini ficaram lindíssimos!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. O bolo ficou lindo :)
    Também já te visitei no face e já tens o meu gosto :)
    Como tenho duas contas depois passo lá novamente :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já tinha posto "gosto" na página. Gostei também deste bolinho,pois parece delicioso.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, bem sei, pois já lá estavas.
      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Que bolo tão lindo!!! convida mesmo a uma fatia :))
    Já fui lá fazer o gosto, convido-te a fazer na minha página também :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, já lá estou!

      Quanto ao bolo, posso fazer o chá?

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Respostas
    1. São, muito obrigada!

      Simples, mas muito bom.

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Amanha ja vou por lá um gosto minha linda... ma tb gostava de uma bela fatia desse bolinho!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Margarida! Ficarei feliz por isso.

      Se fosse possível, bem gostaria e tomaríamos um chá, com muita conversa.

      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Esse bolo tem um aspecto fantástico!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. Rápido e muito guloso! Adoro :)
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante deste bolinho.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ai que maravilha de bolo!!! Ele não é simples, é fabuloso!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  12. Que belo bolo! Já tens o meu like!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  13. Sim, Filomena, bolo simples de facto, mas com um aspecto fantástico !

    E é claro que farei "Like" na tua página do Facebook com a minha página do Blog do Chocolate. Porque não tenho página do Brisa Maritima ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.