terça-feira, 2 de abril de 2013

"Insônia e outros distúrbios do sono têm cura na natureza: a tília"

 
 
 
 
 
"As alterações do sono são frequentes e incluem desde os incômodos de uma noite de insônia até problemas crônicos em que se passam noites inteiras sem dormir ou com um sono tão leve que, ao acordar, se sente como se não se tivesse dormido.

A sua origem pode estar na obesidade, na ansiedade e no estresse, um cansaço físico excessivo ou álcool, tabaco ou cafeína.

Dormir pouco ou mal pode provocar inúmeras alterações no organismo.

A natureza nos oferece várias opções para combatermos os distúrbios de sono, entre elas, a tília.

O uso da tília  (infusão das flores ou decocção da casca) como sedativo remonta ao Renascimento e é hoje um dos remédios vegetais mais utilizados.

As flores da tília são uma fonte rica em magnésio, com propriedades sedativas, antiespasmódicas e vasodilatadoras.

Têm também mucilagens e pequenas quantidades de tanino, que as tornam emolientes e anti-inflamatórias; e glicosídeos flavonoides, que as tornam suavemente diuréticas e sudoríficas.

As suas aplicações são muito variadas, mas todas elas giram em torno das suas propriedades sedativas e relaxantes: afecções do sistema nervoso (como excitação nervosa, angústia e ansiedade), insônias, enxaquecas, afecções respiratórias, cardíacas, digestivas, da pele, etc.

Preparação e emprego: infusão das flores ou decocção de casca – 30g de casca por 1 litro de água durante 10 ou 15 minutos. 

Também se pode empregar externamente como em banho de flores de tília e em compressas (para afecções da pele ou para a beleza)."


Fonte:  http://curapelanatureza.blogspot.pt/2013/04/insonia-e-outros-disturbios-do-sono-tem.html

4 comentários:

  1. Infelizmente sofro desse mal...
    Durmo pouco e tenho sono muito leve.
    VOu experimentar a tilia.
    Sempre ajuda.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo, Rosario.
      Quando recebi esta publicação, lembrei-me d etrazê-la, pois podia ser útil a alguém. Espero que ajude.

      Muito obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Filomena,
    Gosto muito de chá de tilia, mas infelizmente não me faz dormir. Seja como for lá o vou tomando, sempre ajudará um pouco.
    Vou fazer-te uma sugestão, coloca na tua página do google+ um link aqui para o teu blogue, quando quero retribuir algum comentário, ou fazer-te uma visita vou lá ter e depois fico perdida... para me lembrar do nome do teu blogue... (são tantos) e como durmo mal, já vês a memória é péssima!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa sugestão, Lenita. Muito obrigada.
      Vou tentar descobrir como fazê-lo.

      Quanto ao sono, j+a tive períodos em que dormia pouco e sei como é. Actualmente não tenho esse problema, mas continuo a não necessitar de muitas horas de sono.

      Beijinhos!

      Eliminar

Agradeço a sua visita e participação.